Festival Porto-Alegrense de Bandas Instrumentais (FEBI) tem por objetivo promover, reunir e integrar projetos musicais instrumentais de diferentes manifestações artístico-culturais.

3ª EDIÇÃO

Em 2018, o FEBI chega a sua terceira edição, com o intuito de oferecer uma amostra das iniciativas musicais de todo o estado do Rio Grande do Sul. Neste ano, o jardim do Museu Joaquim José Felizardo foi o local escolhido para receber a programação do festival que aconteceu nos dias dias 17 e 18 de março (sábado e domingo) com entrada franca. Nesta edição, foram escolhidos grupos que representam diversas vertentes culturais do nosso estado, afirmando a diversidade como um ponto fundamental da produção artística brasileira.

DATAS

17 e 18 de março de 2018

LINE-UP

5:18
Adriana de Los Santos
Gabriel Romano e Grupo
Gil Jazz Trio
KIAI
Magabarat
MOIO
Quarto Sensorial
Sexteto Gaúcho
Tamiris Duarte TRIO

LOCAL

Museu Joaquim José Felizardo
R. João Alfredo, 582 – Cidade Baixa
Porto Alegre – RS

EQUIPE

Direção artística e Curadoria: João Pedro Cé
Direção de produção: Liége Biasotto CUCO Produções
Assistência de Produção: Morena Bauler
Design Gráfico: Gabriel Sacks
Site e textos: Anelise De Carli
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Kelly Freitas
Técnico de som: Clauber Scholles
Técnico de luz: Bathista Freire e João França
Sonorização: Coletivo 4’33”
Direção de palco: João Pedro Cé e Brenno Dinapoli
Apresentação: Silvana Rodrigues
Captação de som: Coletivo 4’33”
Captação de vídeo: Leonardo Stein
Fotografia: Sofia Cortese
Realização: João Pedro Cé e CUCO Produções
Financiamento: Pró-cultura RS FAC da Música – Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Governo do Rio Grande do Sul 

Agradecimentos: Letícia Bauer, Guilherme Carlin, Equipe do Museu Joaquim José Felizardo

2ª EDIÇÃO

Em 2016, o FEBI iniciou uma parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e com a Produção do Festival Porto Alegre em Cena e foi realizado no Solar Paraíso, patrimônio histórico do município. Neste edição o FEBI integrou a programação do aniversário de 244 anos da cidade de Porto Alegre e ampliou seu Line up para 10 bandas: Trabalhos Espaciais Manuais, Marmota, Djâmen Sexteto, Gabriel Romano e Grupo, URSO, Fratura Exposta, KIAI, Instrumental Picumã, Conversa de Botequim e As Aventuras.

A relização do II FEBI, atraiu um público de aproximadamente 1200 pessoas, contribuindo para a visibilidade ao patrimônio histórico da cidade. Além da programação musical, a produção articulou uma feira gastronômica com produtores locais, fortalecendo o comércio e a economia da cidade.

Nesta edição as bandas puderam formalizar sua participação na cena musical da capital gaúcha através de uma coletânea gravada durante os shows. Cada banda foi contemplada com uma faixa mixada e masterizada pelo coletivo 4’33”.

Fotos: Sofia Cortese

DATAS

2 e 3 de abril de 2016

LINE-UP

As Aventuras
Conversa de Botequim
Fratura Exposta
Instrumental Picumã
Marmota Jazz
MOIO
Sopro Cósmico
Trabalhos Espaciais Manuais
URSO

LOCAL

Solar Paraíso
Travessa Paraíso, 17 – Santa Tereza
Porto Alegre – RS

PRODUÇÃO

João Pedro Cé

1ª EDIÇÃO

O FEBI surge em 2012 como uma iniciativa para fomentar o diálogo na cena instrumental independente, apostando na diversidade de estilos musicais. O primeiro Festival aconteceu em 2012, nos dias 8 e 9 de novembro, no Dhomba Art & Pub.

Seis bandas apresentaram a diversidade musical de Porto Alegre, contemplando do Jazz Fusion ao Post-Rock. O line-up foi formado por Marmota Jazz, Categoria de Base, O.M.S.A., Sopro Cósmico URSO e Quarto Sensorial que, nesta edição, realizou o lançamento de seu segundo álbum.

Com um público de aproximadamente 400 pagantes, o Festival disparou a organização de uma cena focada na música instrumental. Músicos das bandas participantes puderam iniciar novas parcerias e fortalecer projetos já existentes.

 

Fotos: Luiza Girardello

DATAS

8 e 9 de novembro de 2012

LINE-UP

Categoria de Base
Marmota Jazz
OMSA
Sopro Cósmico
URSO

LOCAL

Dhomba Art & Pub
R. Gen. Lima e Silva, 1037 – Cidade Baixa
Porto Alegre

PRODUÇÃO

João Pedro Cé